CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019 → Consulte Local da Prova

O Exame Nacional do Ensino Médio 2018 foi realizado há pouco tempo e já há uma grande ansiedade por parte dos estudantes brasileiros para a edição seguinte: o ENEM 2019. O Cartão de Confirmação Enem 2019 deve ser lançado, provavelmente, no mês de outubro.

A mobilização acontece, pois os alunos começam a se preparar com muita antecedência, se matriculando em cursinhos, realizando aulas particulares, entre outras coisas.

Além disso, os futuros participantes do Enem ficam na expectativa para saber todas as novidades do Exame e informações sobre inscrições, locais de provas, e, sem dúvida, o Cartão de Confirmação Enem 2019.

Cartão de Confirmação Enem 2019

Após a inscrição do Enem 2019, os participantes devem esperar a liberação do Cartão de Confirmação. É através dele que será possível consultar informações importantes, como o local de realização das provas, por exemplo. No site oficial do INEP, o estudante terá acesso ao Cartão de Confirmação ENEM 2019.

O local de prova será disponibilizado no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante, e no aplicativo oficial do Enem, no segundo semestre de 2019. É de responsabilidade exclusiva do participante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

ENEM 2019As principais informações que constam no Cartão de Confirmação ENEM são:

  • Data;
  • Horário e local da prova;
  • Número de inscrição no ENEM;
  • Opção da língua estrangeira que cairá na prova;
  • Atendimento especializado se solicitado: autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, dislexia, surdez, etc.;
  • Atendimento específico se solicitado:  gestante, idoso, lactante e estudante em Classe Hospitalar.

O Cartão funciona como um guia, que tem o objetivo de facilitar a vida do participante. No entanto, isso não quer dizer que seja obrigatório levá-lo no dia da prova.

Como consultar o Cartão de Confirmação

Como já foi mencionado, o Cartão de Confirmação ENEM 2019 deverá estar disponível em outubro deste ano, e ele poderá ser acessado diretamente na página do participante.

Cartão de Confirmação Enem 2019

Para acessar o Cartão de Confirmação, bastará seguir as instruções a seguir.

Passo 1: acesse o site oficial do Enem 2018 (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial);


Passo 2: clique em “Página do Participante”;


Passo 3: digite seu CPF, a senha escolhida na inscrição, escolha a figura certa e clique em enviar;


Passo 4: nesse momento será possível acessar o cartão de confirmação do candidato. Entre outras informações, nesse cartão estará contido o local em que as provas do exame serão aplicadas.


Bem simples, não é? Agora que você já sabe como consultar seu cartão, fique atento na data em que ele será liberado e guarde as informações para não errar no dia da prova.

Será muito importante que o estudante participante busque não apenas consultá-lo, mas também salvá-lo e, de preferência, imprimi-lo, pois ele carrega todas as principais informações da inscrição no Enem.

Local de Prova ENEM 2019

Cartão de confirmação Enem 2019O local de prova ENEM é uma das informações presentes no Cartão de Confirmação, sendo que para o estudante participante, será um dos itens mais importantes.

Porém, se o candidato desejar saber o local da prova antes de acessar o Cartão de Confirmação Enem em outubro, uma das formas de se conseguir será por meio do acesso ao site oficial do INEP, que é o órgão organizador do ENEM 2019.

O Local de Prova estará disponível aos usuários cadastrados que já realizaram as inscrições Enem, e será importante que o candidato que já efetuou o pagamento do boleto aguarde maiores informações, acompanhando as notícias todos os dias no site oficial.

Como alterar o Local de Prova do Enem

Caso o estudante precise alterar o endereço já cadastrado no site, a boa notícia é que, sim, é possível alterar os dados da inscrição do Enem na Página do Participante. Mas é bom estar ciente que algumas informações não podem ser mudadas depois que o prazo de inscrição é encerrado. Desta forma, toda atenção na hora de preencher é pouca.

Logo abaixo, você fica sabendo quais dados de inscrição no Enem podem ser alterados:

  • Documento de identidade (RG);
  • Sexo;
  • Cor ou raça;
  • Nacionalidade e naturalidade;
  • Endereço e contato;
  • Opção de Língua Estrangeira;
  • Cidade de realização da prova;
  • Solicitação de atendimento específico ou especializado;
  • Uso do nome social.

As informações de contato podem ser alteradas a qualquer tempo. Nessa tela, o estudante deve informar um telefone fixo, um número de celular e um endereço de e-mail. Será através desses dados que o Inep deve entrar em contato com o participante, caso seja necessário. Já a mudança de endereço, só pode ser feita enquanto o período de inscrição estiver aberto, como já foi mencionado.


Depois de ter lido este artigo, possivelmente, agora, você sabe tudo sobre o Local de Prova Enem 2019, sendo assim, vai ficar fácil se preparar para o dia do exame.

Mas caso tenha restado alguma dúvida a respeito do Local de Prova do Enem 2019, deixe o seu comentário para que possamos esclarecê-lo o mais breve possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2019 → Consulte Local da Prova

Deixe um comentário