ENEM 2019 Local de Prova — Como Funciona, Prova, Consulta

Uma das maiores ansiedades dos candidatos é saber sobre o ENEM 2019 local de prova. Onde será realizado o exame é uma das informações mais importantes para quem realiza a inscrição.

O ENEM – acontece em escolas e universidades que são destinadas a isso em dois domingos consecutivos. Geralmente o sistema se preocupa em divulgar para os alunos quando sai o local de prova ENEM que seja em sua região, mas pode acontecer de um candidato ser destinado a realizar a sua prova em lugar bem distante.

Veja como acompanhar a divulgação do ENEM local de prova, e não corra o risco de perder a sua prova ou se atrasar por falta de informação.

Como funciona a prova do ENEM

 A prova do ENEM é realizada uma vez ao ano, e dividida em dois finais de semana consecutivos– aos domingos. Antes, a prova acontecia em um mesmo final de semana, no sábado e no domingo.

Mas por ser uma prova de longa duração, muitos candidatos se queixavam de cansaço por conta do ritmo puxado. Então, a divisão das provas em dois domingos trouxe a possibilidade de descanso.

ENEM 2019 Local de Prova

O local de Prova ENEM é o mesmo tanto na primeira quanto na segunda fase da prova. O mais importante é que o aluno saiba exatamente onde será o seu exame, para não sofrer imprevistos.

A avaliação é composta por 180 questões que avaliam o conhecimento em diferentes matérias do ensino médio, sendo elas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura,
  • Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes);
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada uma das questões possui 5 alternativas, sendo que apenas uma delas corresponde a resposta correta. A prova é dividida em 45 perguntas a respeito de cada assunto.

Além disso, a prova do ENEM 2019 também traz uma redação de tema surpresa que deve ser elaborada pelos candidatos. Os assuntos são, geralmente, referentes a atualidades, questões políticas, sociais ou econômicas.

ENEM 2019 Local de Prova

O candidato que se inscreve para fazer a prova do ENEM 2019 tem acesso ao cartão de confirmação. Antes o cartão era enviado via correio, contendo o local de prova ENEM. Hoje ele é disponibilizado exclusivamente pela internet.

Para ter acesso ao seu cartão, e ao ENEM 2019 local de prova, você deve seguir o seguinte passo a passo:

ENEM 2019 Local de Prova

01. Acesse a página do INEP clicando no endereço: www.enem.inep.gov.br.


02. Acesse a opção “Página do Participante”.


03. Informe o seu CPF e senha para ter acesso a área restrita.


Pronto! Você terá todas as informações a respeito do ENEM local de prova, horário e data disponíveis em seu cartão. Caso você tenha esquecido a sua senha, veja a seguir como recuperá-la!

Recuperar senha do ENEM

 Para saber como consultar local de prova do ENEM você deverá utilizar a senha que criou para se cadastrar. Se você não se lembra da senha, siga os seguintes passos:

ENEM 2019 Local de Prova

Passo 1: Acesse a página do participante pelo endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante.


Passo 2: Insira o seu CPF e clique na opção “esqueci a minha senha”, logo abaixo do campo de preenchimento.


Passo 3: Em seguida será aberta uma página solicitando mais alguns dados – preencha todos os campos.


Passo 4: Crie uma senha no campo “nova senha” e confirme reescrevendo exatamente igual no campo “confirmar nova senha”.


Pronto! Você já pode acessar o campo e descobrir o local e prova ENEM 2019 em seu portal do participante!

Quando sai o Local de Prova do ENEM 2019

Informação extremamente importante, o Local de Prova ENEM poderá ser consultado pelo estudante candidato sempre que possível através da página do participante seguindo o passo a passo abaixo:


Passo 1: Será necessário acessar o site www.enem.inep.gov.br.


Passo 2: Nesta página do portal, o estudante poderá ter acesso a este item informando o número do seu CPF e a senha que foi gerada no cadastro que foi feito no momento da inscrição enem 2019 para participar do ENEM.


Passo 3: Assim que o acesso à página do participante do ENEM for atualizada e direcionada corretamente, após informar o que foi solicitado, o estudante já poderá visualizar o endereço do Local da Prova do ENEM.


É importante também que o estudante candidato saiba que o Local de Prova do ENEM também está impresso no seu cartão de confirmação, que deverá ser guardado com muito cuidado, pois será fundamental, inclusive nos dias de realização das provas.

A informação referente quando sai o Local de Prova do ENEM é importante, justamente por permitir ao estudante que irá participar do exame se planejar, para não se atrasar nos dias de realização da prova.

Como mudar o Local de Prova Enem

Caso você queira mudar o local da realização da sua prova, após se inscrever para participar do Exame Nacional do Ensino Médio o programa possui uma opção que permite que o candidato consiga alterar a localização para realizar o exame sem maiores problemas.

Se você deseja saber como funciona este procedimento, este tópico será de grande ajuda. Mas antes de começar é fundamental deixar claro que só é possível o candidato alterar o local de prova Enem durante o período de inscrições, que é quando o INEP está organizando o número de participantes conforme as escolas estaduais disponíveis.

Além disso, todas as folhas de gabarito e prova são feitas de foram personalizada, ou seja, com o nome de cada inscrito e enviada para cada escola informada no cartão de confirmação. Para alterar o local de prova do Enem é muito simples. Todo o processo deve ser feito através do endereço eletrônico:

http://enem.inep.gov.br/alterar-local-da-prova.html

Após acessar o site do INEP Enem que dfoi disponibilizado acima, localize o quesito “b. alterar inscrição. Logo em seguida realize o login, escolha o novo local de prova e salve os novos dados.

Este procedimento deve ser realizado durante o período de inscrições, é importante que o candidato faça a alteração do local do exame o quanto antes, pois, caso as inscrições sejam fechadas, será definido o local escolhido a princípio no cartão de confirmação.

Trace o trajeto para chegar até o local de prova ENEM com antecedência, e veja quais são as opções para fugir do congestionamento. Saia de casa muito antes, principalmente se você vai de transporte público.

Lembre-se que aos domingos os ônibus circulam em quantidade reduzida. Trace um mapa para descer no local certo, ou acompanhe pelo celular para não perder o ponto. Acompanhe no site oficial do INEP as datas de divulgação do ENEM 2019 local de prova, e fique atento para não se atrasar no dia do exame. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

ENEM 2019 Local de Prova — Como Funciona, Prova, Consulta

Deixe um comentário