Local de Prova do ENEM 2020 — Como Consultar

Muitas pessoas vão fazer as provas do Enem no ano de 2020, seja para conseguirem suas vagas no Fies, no Prouni ou qualquer outro programa do governo que facilite a entrada de estudantes em instituições de ensino específicas.

Por isso, é sempre indicado verificar quantas vezes for necessário o seu local de prova do Enem de 2020, somente assim, você não irá ao lugar errado e não corre riscos de perder o concurso.

O local de provas geralmente é informado por meio do cartão de confirmação, que é enviado algumas semanas antes da prova. O local é divulgado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -, responsável pelo ENEM. Fique atento as informações abaixo.

Prova do Enem 2020: como funciona?

Local de Prova do ENEM 2020 — Como Consultar

As provas do Enem geralmente são aplicadas em dois dias e no mês de novembro. Essa prova costuma ter suas questões divididas entre várias áreas de conhecimento, se encontrando ou sendo necessário pensar além da caixinha.

São divididas entre as áreas de conhecimento seguintes:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

 

Primeiro dia da prova: o que vai cair?

No primeiro dia de prova são aplicadas algumas questões relacionadas às áreas das ciências humanas, linguagens e códigos e a redação. No total você terá que enfrentar 90 questões, sendo 45 de cada área. Você tem o tempo disponível para a prova e redação o tempo de 5 horas e meia.

Segundo dia de prova

No segundo dia de provas, você vai realizar a prova de ciências da naturezas e suas tecnológicas e a temida matemática, são 90 questões e 45 questões para cada, porém, são apenas 5 horas de prova.

Caderno de provas: posso levar?

Todos os estudantes que vão fazer a prova vão receber um caderno com capa, prova e a folha de resposta, que deve ser preenchida. Na capa você terá todas as informações do Enem: como preencher o cartão resposta, o código de barras de identificação, as informações sobre o número de questões e cada divisão, a cor do caderno e frase de identificação para verificação ortográfica.

A prova tem uma folha de rascunho para que você possa escrever sua redação, além de 45 questões para cada área selecionada. É preciso ficar atento as questões de idiomas, onde você encontrará tanto em espanhol quanto em inglês: é precise preencher a resposta segundo a língua que você escolheu.

Atenção: se você não escolheu nenhuma língua, vão considerar o idioma inglês.

Você deve preencher o cartão de respostas com a caneta esferográfica com a cor preta. Lembre-se de pintar todo o círculo de cada questão, qualquer rasura que impossibilite a leitura da resposta será considerada anulada.

Como é a redação?

Conhecida como a única parte discursiva do Enem, você tem uma folha única para escrever a versão final – que deve ser feita com uma caneta preta. O mínimo aceito é de 7 linhas e o máximo 30 linhas e não é necessário título (será contado como uma linha).

Redações que estão abaixo ou acima do número de linhas são desclassificadas. É preciso também apresentar uma proposta de intervenção para o desafio que é apresentado no começo da redação.

Ao sair do tema, usar palavras de baixo calão e fugir da estrutura requerida, a prova é anulada!

Como consultar meu local Enem 2020?

Para saber qual é o local de prova do Enem, você poderá encontrar no cartão de confirmação, acessando facilmente na página do participante. Veja abaixo como realizar essa inscrição:

  1. Acesse o site oficial do INEP, que é: http://www.enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial;
  2. Clique em “Página do participante”;
  3. Coloque o seu número de CPF, a senha que foi utilizada na hora do cadastro e clique na imagem requisitada.
  4. Clique então em “Entrar”.

Como recuperar minha senha?

Se você se esqueceu da sua senha do Enem 2019 e quer saber qual é o local de provas, é preciso realizar um procedimento de recuperação da mesma. Caso contrário, você não terá acesso a nenhuma das outras informações relacionadas ao seu perfil de estudante.

  1. Acesse a página do participante pelo seguinte endereço: inep.gov.br;
  2. Clique em “Esqueci minha senha”;
  3. Preencha a página que foi redirecionada com todos seus dados de acesso que foram informados na hora da inscrição;
  4. Coloque uma nova senha e então, confirme a mesma.
  5. Agora use sua nova senha para ter acesso ao portal.

Como alterar meu local de prova do Enem?

Quer alterar o seu local de prova do Enem? É possível, porém deve ser dentro do prazo estabelecido pelo INEP. Geralmente o local definido é baseado no endereço que o estudante se cadastra na hora da inscrição. Desse modo, é selecionado lugares perto da residência.

Você pode solicitar a sua troca, porém durante o tempo de inscrições, basta trocar o endereço da sua residência no próprio sistema. Depois do período de inscrição encerrado, você não tem mais a possibilidade de mudar o local da prova. Quaisquer dúvidas, você pode ligar para 0800 616161.

Qual o horário do Enem?

Fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões:

  • Abre 12h;
  • Fecha 13h.

O horário da prova é baseado no horário de Brasília! Não serão aceitos alunos que chegam após o horário, por isso, fique atento para não chegar atrasado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Local de Prova do ENEM 2020 — Como Consultar

Deixe um comentário